Terça-feira, 17 de Abril de 2007
CML: oposição unida contra vereador
(in Portugal Diário)
Os vereadores da oposição na Câmara de Lisboa exigiram segunda-feira que o presidente, Carmona Rodrigues retire ao vereador Lipari Pinto a tutela da empresa que gere os bairros municipais, Gebalis. Recorde-se que o vereador da Habitação Social abandonou esta segunda-feira a reunião do executivo para «não votar contra» o relatório e contas relativo a 2006 da empresa Gebalis, da qual foi director-geral, entre 2001 e 2005. Na reunião, Lipari Pinto reiterou o pedido de demissão da administração da empresa e garantiu que o documento «contém erros e omissões grosseiros».
As declarações de Lipari Pinto, e a sua saída para não votar contra o relatório, levaram Carmona a suspender trabalhos, retomados 30 minutos depois já com a presença do vereador. O relatório não foi votado pela ordem dos trabalhos, passou para o último ponto da agenda, e acabou por ver a sua votação adiada.
No final da reunião do executivo, que começou às 15h30 de segunda-feira e se prolongou pela madrugada de terça, o vereador socialista Dias Baptista afirmou o «repúdio» do PS em relação à atitude de Lipari Pinto e considerou ainda, em declarações à agência Lusa, que «demonstrou uma grande falta de respeito pelo senhor presidente, pelos vereadores, pela câmara e pela Gebalis». «O senhor presidente devia-lhe ter retirado a tutela, o que não fez. «Este episódio só aguçou a falta de capacidade do vereador Sérgio Lipari Pinto se manter com a tutela de Gebalis», afirmou.
Já o vereador comunista diz que Lipari tentou protagonizar uma «prova de fogo» que surpreendeu a própria maioria social-democrata. Ruben de Carvalho reafirmou a vontade da oposição ao considerar que o vereador «não tem condições para tutelar a Gebalis».
Nogueira Pinto vai mesmo mais longe e afirmou à Lusa que a continuidade do vereador no pelouro da Habitação Social é «muito difícil». Para a vereadora do CDS, Lipari promoveu a «degradação do bom-nome da empresa» ao criar uma «comissão ad-hoc» para avaliar a Gelibs. O relatório desta comissão, que avaliou as obras lançadas entre 2001 e 2006, apontava má gestão e descontrolo dos custos das empreitadas. Para Nogueira Pinto, que deixará a câmara de Lisboa na próxima semana, «é um absurdo que um vereador que tem a tutela de uma empresa a queira matar quando a devia cuidar».
Depois deste relatório, o presidente da autarquia ordenou ao Departamento de Auditoria Interna da Câmara que elaborasse um parecer sobre a actividade da empresa. O departamento analisou as situações mencionadas no relatório da comissão e considerou que alguns factos descritos no documento «carecem de fundamento quanto à sua irregularidade e/ou são manifestamente inconsequentes», enquanto outros foram confirmados pelos auditores, de acordo com as conclusões do documento a que a Lusa teve acesso.
Na defesa do social-democrata, o vereador do PSD José Amaral Lopes afirmou aos jornalistas que Lipari Pinto «entendeu que não deveria participar [na votação] porque, como é público, não se quer comprometer com a gestão que tem sido efectuada pelo conselho de administração [da Gebalis]». Segundo Amaral Lopes, «o presidente entendeu que devia adiar-se a discussão da Gebalis e marcar uma reunião específica para analisar a situação da empresa».
Na reunião extraordinária do executivo foi ainda aprovado o relatório e contas da autarquia referente a 2006, com os votos contra da oposição, a abstenção do CDS, tendo passado com o voto de qualidade do presidente da câmara. Judite França
publicado por Marlene Marques às 15:22
link do post | favorito
|
Envie um e-mail
pesquisar
 
Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
posts recentes

Vereador sobre eventual r...

Prioridade número um é at...

Anacoreta Correia teme co...

350 atletas em Lisboa no ...

Oposição exige que seja o...

Turismo: Lisboa subiu par...

Filmes da Argentina e Mal...

Carmona tenta convencer M...

Oposição vê eleições como...

Carmona partiu para expos...

arquivos

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Maio 2006

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

tags

actividades

agenda

intervenções

notícias lx

opinião

programa eleitoral

propostas

revista de imprensa

sobre mjnp

todas as tags

links
blogs SAPO
subscrever feeds